Em 2019, o principal banco responsável por financiamentos imobiliários reduziu os juros dos seus financiamentos, fato que colaborou para o rápido aquecimento e crescimento do mercado imobiliário.
Houve aumento das vendas de imóveis em 16%, comparando o segundo trimestre de 2019 com o mesmo período de 2018. Já o número de lançamentos, aumentou em 11,8%.
Além do aumento das vendas, também foi possível ver crescimento do mercado imobiliário através do aumento e valorização de imóveis em 2019.
Segundo o Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial (IGMI-R), em 2018 tivemos o primeiro aumento e valorização dos imóveis desde 2015, com alta de 0,64%. Em 2019, o IGMI-R registrou alta de 3,01%.
Resumo de um mercado se aquecendo
Os dados são de setembro de 2018 até agosto de 2019.
Confira também nosso artigo tratando sobre as Tendências do Mercado Imobiliário para 2020.
O crescimento do mercado imobiliário tende a tornar o mercado mais competitivo, porém também tende a trazer maiores riscos para os bancos conforme traz mais pessoas interessadas em adquirir imóveis.
Àqueles que optam por financiar um imóvel, provavelmente irão pagar uma taxa de juros maior que a atual (mínimo de 6,75% ao ano e máxima de 9,5% ao ano).
Já nos consórcios não existem juros. Existe uma taxa de administração que é muitas vezes inferior aos juros dos financiamentos e contribui para o crescimento do mercado imobiliário. Mesmo com prazos de até 200 meses, o valor da taxa de administração fica em torno de 0,84% ao ano.
Tanto os consórcios como o financiamento são meios das pessoas conseguirem se capitalizar para a compra de bens, principalmente imóveis.
A principal diferença entre consórcios e financiamentos para o crescimento do mercado imobiliário está no custo final e no prazo para ter o crédito disponível.
Nos financiamentos você terá o crédito de maneira imediata, mas em contrapartida terá juros para pagar, principalmente se você não dispor de outras propriedades para dar como garantia.
Nos consórcios, você entrará em um grupo de pessoas que se auto financiam e sorteiam uma das pessoas do grupo para ser contemplado. Se você tiver sorte, poderá ser contemplado nos primeiros meses ou ano, mas isso não significa que você precisa depender da sorte.
O que você pode fazer para contemplar mais rápido é oferecer lances. Antes da assembleia, você deve indicar que deseja oferecer um lance. O lance é um adiantamento de parcelas que você se dispõe a adiantar para a administradora.
Os consórcios oferecem algumas grandes vantagens para o crescimento do mercado imobiliário:
Nos consórcios você ainda pode contar com seguros como Seguro Prestamista e também seguro de Danos Físicos ao Imóvel – DFI.
O Seguro Prestamista é um seguro opcional que pode ser contratado juntamente ao consórcio. Com ele, você garante o pagamento do seu consórcio em caso de morte ou invalidez total.
Este seguro é uma forma de você cuidar da sua família e garantir que ela não precise arcar com essa dívida. Você poderá escolher o valor do seu seguro, podendo realizar pagamento parcial ou total do consórcio.
Já o seguro de Danos Físicos ao Imóvel – DFI é cobrado após a utilização do crédito e oferece algumas coberturas como: incêndio, raio e explosão, desmoronamento total ou parcial. Ele garante que você manterá seu imóvel em bom estado após sua aquisição.
Os seguros são grandes facilitadores para o crescimento do mercado imobiliário.
Com o crescimento do mercado imobiliário, a tendência é que os imóveis continuem a valorizar. Portanto, quanto mais você esperar para adquirir seu consórcio de imóveis, mais caro se tornará para você conquistar seu imóvel.
Consulte nossos especialistas para saber mais sobre os investimentos em consórcios. Temos mais de 30 anos de experiência em consórcio e podemos indicar os melhores consórcios e investimentos baseado no seu perfil de investimento.