Planejamento financeiro para comprar um imóvel em 2020

Planejamento financeiro para comprar um imóvel em 2020

Em 2020 pode ser o ano que você deseja comprar seu imóvel e por isso separamos dicas para você ter um planejamento financeiro para comprar um imóvel em 2020.

Veja atentamente nossas dicas para realizar seu planejamento financeiro para comprar um imóvel e assim poder comprar seu imóvel.

Veja todos os seus ganhos e gastos para planejar

Você sabe exatamente quais seus ganhos e quais os gastos mensais? Sabe exatamente onde seu dinheiro está sendo usado?

Para montar um bom planejamento financeiro para comprar um imóvel, você deve saber qual seu gasto mensal com necessidades e qual seu gasto em coisas desnecessárias.

Recomendamos o uso de aplicativos como GuiaBolso. A ideia é que você consiga saber ao longo dos meses e anos quais os destinos do seu dinheiro.

Com base no seu uso do dinheiro, você deve montar um planejamento financeiro para comprar um imóvel cortando o máximo possível de despesas desnecessárias e tentar reduzir as necessárias.

Por exemplo, se você paga 200 reais de internet e televisão, busque reduzir seu plano ou trocar sua operadora por uma mais barata. É importante você começar a economizar na primeira etapa do seu planejamento financeiro para comprar um imóvel.

Se você já está no ponto de não poder cortar mais nada do orçamento, talvez haja necessidade de você aumentar sua renda mensal.

Isso pode ser feito tanto com um trabalho extra aos fins de semana como melhorando sua produtividade no trabalho e recebendo aumento ou outros meios.

O que levar em conta na hora de escolher o imóvel

  • Verifique se o imóvel cabe no seu bolso

Um bom planejamento financeiro para comprar um imóvel deve levar em conta que o imóvel de sua escolha deve caber no seu bolso, porque do contrário você apenas acabará endividado e não terá seu imóvel.

  • Atente-se aos valores adicionais

Inclua no seu planejamento financeiro para comprar um imóvel alguns gastos adicionais que provavelmente irão ocorrer na compra imóvel. São gastos como:

  • Registro do imóvel
  • Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)
  • Escritura pública
  • Outros documentos
  • Escolha o imóvel que satisfaz sua necessidade

Para seu planejamento financeiro para comprar um imóvel, esteja atento que não irá adiantar se você adquirir um imóvel com valor muito baixo e este imóvel não satisfazer as necessidades que você precisa

Busque avaliar também a localização do imóvel, estimar o consumo de gasolina ou valor das passagens para o transporte público até chegar no seu trabalho para descobrir se compensa a mudança.

  • Considere diferença de preço entre imóveis novos e usados

Em seu planejamento financeiro para comprar um imóvel, considere que assim como outros bens, há diferenças de preço e de estado do bem quando optamos por produtos usados.

No caso de imóveis não é diferente. Imóveis usados são mais baratos que imóveis novos, porém o menor custo pode acabar se refletindo depois em um custo de manutenção por algo externo a você.

É importante você verificar bem as condições do imóvel usado, caso seja este o caso.

  • Qual estilo de vida você vai levar

Como você pode ver no nosso artigo Educação Financeira para 2020, você verá que uma das dicas se trata sobre este mesmo estilo de tópico.

Para ter bons resultados, é necessário viver em um patamar um pouco abaixo do que poderíamos viver.

Dessa forma, conseguimos poupar e vamos aos poucos juntando um montante de reservas.

  • Tenha certeza sobre o vendedor do imóvel

Informe-se se o vendedor do imóvel possui histórico de transações imobiliárias, ou então tenha certeza de alguma outra forma de que não está caindo em um golpe.

 

 

Organize suas finanças e tenha metas para poupar

Quando você tiver total ideia do destino do seu dinheiro, você poderá começar a organizar suas finanças e montar o planejamento financeiro para comprar um imóvel. A organização financeira busca diminuir os gastos em coisas desnecessárias para poupar.

Quando você conseguir poupar, você terá uma ideia do valor que poderá investir mensalmente no seu imóvel.

O momento certo para a compra do imóvel

Em 2020 será o momento certo para você comprar seu imóvel. Como explicamos no artigo Tendência do Mercado Imobiliário para 2020.

Para resumir, nos últimos anos o mercado imobiliário estava com preços muito altos e os proprietários de imóveis perceberam a baixa na procura pela compra de imóveis e com isso começaram a baixar os preços dos seus imóveis.

Atualmente a maior parte dos preços estão baixos e com tendência a valorizar e normalizar, por isso não espere muito para comprar um imóvel.

Consórcio para facilitar a compra do imóvel

Com os consórcios, você consegue facilmente comprar seu imóvel em 2020 e ainda montar e seguir um planejamento financeiro para comprar um imóvel.

Os consórcios são grandes facilitadores para você adquirir casas, apartamentos e até mesmo terrenos e construção de imóvel.

Você optar pelo consórcio é a mesma coisa que começar a comprar seu imóvel do ponto de vista do planejamento financeiro para comprar um imóvel, com a grande diferença de que quando for contemplado, terá disponível todo o valor do crédito e dessa forma poderá negociar descontos pois fará o pagamento do valor total do imóvel à vista.

Use lances para acelerar a contemplação

Nos consórcios você poderá acelerar sua contemplação pelo uso de lances.

Os lances funcionam como um adiantamento de parcelas, onde você informa a quantidade de parcelas do consórcio que pretende antecipar.

Os lances podem ser:

  • Fixos
  • Livres
  • Embutidos
  • Via FGTS

Os lances fixos, são determinados em contrato e normalmente ficam em torno de 30% do valor total do consórcio mas pode variar.

Os lances livres podem representar uma porcentagem maior ou menor que o lance fixo, mas quanto maior puder ser a sua oferta, maiores as chances do seu lance ser o maior e você ser contemplado.

Com o lance embutido, você usa o próprio valor da carta de crédito para lances. É importante ressaltar que o valor usado para o lance não ficará disponível para aquisição do imóvel, por isso se este é seu objetivo desde o início é aconselhável você pegar uma carta de valor maior que o bem desejado.

Nos consórcios imobiliários também é possível usar o FGTS para ofertar lances e ser contemplado mais rápido no consórcio. Para saber como usar o FGTS e mais informações sobre lances, veja nosso artigo Use lances para acelerar a contemplação do seu consórcio.

Cartas contempladas para comprar um imóvel em 2020

Outra opção para quem deseja adquirir o imóvel de forma imediata é a compra de uma carta de crédito contemplada. Com ela, você já terá todo o valor do crédito disponível para uso imediato.

 

Consulte nossos especialistas para saber mais sobre os investimentos em consórcios. Temos mais de 30 anos em experiência em consórcio e podemos indicar os melhores consórcios e investimentos baseado no seu perfil de investimento.

 

Continue lendo sobre o consórcio de imóveis! Indicamos a leitura do artigo Como funciona o consórcio de imóveis.

Site criado por

Ação Web - Criação de Sites E-commerce e Loja Online

WhatsApp