Como usar o consórcio para comprar seu imóvel na planta

Como usar o consórcio para comprar seu imóvel na planta

Uma das opções de uso do crédito do consórcio é para comprar seu imóvel na planta.

O consórcio de imóveis apresenta diversas vantagens em relação ao financiamento, sendo as principais vantagens a ausência de juros e a baixa taxa de administração.

Essa modalidade permite comprar qualquer tipo de bem, desde que esteja descrito no contrato realizado. No caso do consórcio de imóveis, é possível comprar imóveis usados, imóveis novos ou até comprar seu imóvel na planta.

Caso o valor do imóvel seja maior do que a carta de crédito contratada, você deve completar o restante. Se for menor, até 10% do montante da carta de crédito pode ser usado para pagar despesas com o bem — como documentação

Além das vantagens de construções modernas, da possibilidade de personalização e da facilidade na decoração, os custos normalmente são mais baixos se comparados a imóveis prontos.

As altas chances de valorização após a entrega das chaves e as condições de pagamento diferenciadas são as características que tornam comprar seu imóvel na planta um investimento extremamente atrativo.

O consórcio imobiliário tem diversas possibilidades de investimento, como a compra de imóveis em valorização para revenda, a compra de imóveis com finalidade de aluguel, a construção de imóveis para venda, a locação de salas comerciais, etc. Você pode criar uma carteira de investimentos usando imóveis.

Consulte nossos especialistas para indicarmos qual tipo de investimento é mais adequado ao seu perfil de investimentos.

Em geral, o comprador paga à incorporadora parte do valor do imóvel até a entrega das chaves, com entrada e prestações mensais, e depois quita o restante.

Confira nossas dicas para comprar seu imóvel na planta:

  • Avalie quanto pode pagar pelo imóvel

Tenha certeza sobre qual o valor máximo que você poderá arcar mensalmente para a comprar seu imóvel na planta. Evite a perda de tempo com um imóvel que seu orçamento não é capaz de cobrir.

Você pode realizar a simulação pelos valores do crédito na página inicial do nosso site e então entrar em contato conosco para que possamos ajudar a encontrar os melhores grupos de consórcios para você comprar seu imóvel na planta.

  • Verifique o histórico da incorporadora e/ou construtora

Quando for comprar seu imóvel na planta, busque por referências na internet e com pessoas do meio. Além disso, visite obras entregues ou em andamento das construtoras e incorporadoras dos imóveis que você se interessou.

Empresas com grande histórico de entregas no prazo tendem a ser mais confiáveis e têm menor chance de terem problemas.

  • Visite os decorados

Os decorados são estruturas criadas para mostrar como seria a parte interna do imóvel, mostrando o que cabe dentro do imóvel e como ele ficará depois de pronto.

Mas preste atenção, nem sempre os acabamentos do decorado serão feitos no imóvel que você está adquirindo. Certifique de ter certeza sobre o que realmente será feito no seu imóvel.

  • Preste atenção na maquete

Normalmente nos espaços comerciais de construtoras e incorporadoras é disponibilizado uma maquete. Busque observar nas maquetes os melhores pontos de vista, localização dos cômodos, incidência do sol, distâncias entre o imóvel e área de lazer para comprar seu imóvel na planta.

  • Avalie a localização do imóvel

Busque visitar e conhecer a região onde o imóvel será construído. Antes de comprar seu imóvel na planta, conheça a vizinhança e observe como é o movimento em horários de pico e nos horários em que você vai trabalhar e volta do trabalho.

Este tipo de percepção normalmente só acontece a partir do momento em que você está vivendo no ambiente, porém se isso for um impedimento ou empecilho você deverá reavaliar o imóvel de seu interesse.

  • Conheça as regras do condomínio

Ao comprar seu imóvel na planta em um condomínio, certifique-se de ter conhecimento de quais regras de convivência no condomínio.

Peça à construtora ou incorporadora a minuta da convenção de condomínio. Neste documento você poderá ver as regras do condomínio. Você também deve levar isso em conta, pois alguns condomínios não permitirão animais de estimação, por exemplo.

 

Benefícios ao comprar seu imóvel na planta através do consórcio:

  • Economia no valor pago

Quando comparado com os financiamentos comuns, os consórcios são muito mais econômicos que os financiamentos, pois não há cobrança de juros.

Outro benefício é o fato de ser desnecessário pagar um valor de entrada. O valor que teria que ser dado como entrada em um financiamento você pode usar no consórcio para oferecer um lance e antecipar a contemplação.

Aproveite os benefícios do consórcio para comprar seu imóvel na planta.

  • Oportunidade de planejamento

O consórcio possibilita que você uma forma de planejar melhor seu orçamento familiar. Você saberá quanto paga mensalmente e pode guardar uma quantia maior de dinheiro para ofertar lances.

  • Possibilidades de antecipar a contemplação

O lance nos consórcios é a antecipação da contemplação. Para você ser contemplado e poder comprar seu imóvel na planta, você pode esperar pelo sorteio e se planejar financeiramente para oferecer uma quantia e assim para ter direito à carta de crédito.

Você pode oferecer lances livres, lances fixos e lances embutidos.

Nos lances livres, os consorciados irão ofertar lances de forma livre antes das assembleias.

Nos lances fixos, uma quantia fixa é determinada por contrato e o consorciado pode escolher ofertar o lance ou não. Se mais de uma pessoa ofertar o lance fixo é realizado um sorteio para definir o contemplado.

Já nos lances embutidos, você usa o próprio crédito da sua cota para ofertar lances. O valor do lance embutido será abatido do valor total da sua carta de crédito. Se este for o seu caso, é interessante você adquirir uma carta de crédito com valor maior que o bem desejado para usar este valor extra como lance embutido.

Importante: você somente pagará o lance caso seja o lance vencedor. Caso seu lance não seja o maior, você não será cobrado.

Vale destacar que para a utilização do crédito ao comprar seu imóvel na planta, é necessário apresentar à administradora, como garantia principal, um imóvel cuja certidão de conclusão de obra (Habite-se) do imóvel esteja disponível.

Ou seja, caso o imóvel comprado na planta ainda não tenha o Habite-se, você deverá apresentar outro imóvel de sua propriedade como garantia, além de outras informações complementares solicitadas.

Site criado por

Ação Web - Criação de Sites E-commerce e Loja Online

WhatsApp