Como juntar dinheiro para realizar seus sonhos usando consórcio

Como juntar dinheiro para realizar seus sonhos usando consórcio

Juntar dinheiro na atual situação econômica do Brasil não é uma tarefa simples, mas também não é algo impossível de se fazer se usados os métodos corretos.

Você verá que é possível juntar dinheiro para realizar seus sonhos usando consórcio e que seus sonhos não estão tão longe quanto você pensava.

Além da leitura deste artigo, também recomendamos a leitura sobre organização financeira.

 

Saiba onde você está gastando seu salário

O primeiro passo para juntar dinheiro para realizar seus sonhos é saber exatamente onde estão seus gastos mensais. Comece a anotar os gastos mensais.

Comece pelas contas fixas como: água, luz, gás, etc. Em seguida pense em outros gastos comuns do mês como: alimentação, transporte, aluguel, etc. Arredonde todos seus gastos para cima.

Crie uma estratégia para reduzir seus gastos e juntar dinheiro

Indicamos o uso de aplicativos como o Guiabolso para ajudar a controlar suas despesas.

Nele você terá a estratégia conhecida como 50 – 15 – 35.

Resumidamente, nessa estratégia você irá separar seu salário em 3 partes diferentes:

50% para gastos essenciais: mercado, alimentação, transporte, aluguel, etc.

15% para prioridades financeiras: quitar dívidas ou então investimentos

35% para estilo de vida: gastos relacionados a hobbies ou lazer, como salão de beleza, compras no shopping, academia, etc.

 

Esta é uma boa estratégia para ajudar você a criar uma organização financeira. Sabemos que dependendo da sua situação financeira pode ser difícil separar seu salário nessas porções, por isso se você precisar de uma quantia maior em uma das partes, deverá reduzir de outras partes.

Além de uma boa estratégia, você pode associar outras estratégias para juntar dinheiro para realizar seus sonhos de forma mais rápida e aqui falaremos algumas:

  • Abandone o cartão de crédito e pague tudo com notas:

Deixe seu cartão fora da sua bolsa ou da sua carteira. Para juntar dinheiro será mais eficiente você deixar de usar seu cartão e passar a usar dinheiro vivo.

O cartão de crédito normalmente nos dá a falsa impressão de que temos mais dinheiro, mas essa é uma impressão que pode nos levar a gastar mais do que realmente temos.

  • Mude o dia de vencimento das suas contas

Para ajudar a juntar dinheiro, mude o dia de vencimento para o mais próximo possível do dia do seu pagamento, dessa forma você terá recebido o pagamento, terá pago suas principais dívidas e o que sobrar em sua conta é o quanto você pode usar.

Lembre-se sempre de buscar realizar a separação sugerida de 50 – 15 – 35.

  • Crie prazos e metas para seus objetivos

Tente criar prazos e metas para sua situação financeira. Se você tem uma dívida, faça um planejamento do tempo que irá levar para quitá-la. Faça isso tanto com pendências como com seus sonhos.

Se você tem o sonho do imóvel próprio, crie metas para atingir seu objetivo.

  • Pense em formas de ganhar mais

Praticamente todas as pessoas demonstram habilidade ou aptidão para uma tarefa, que muitas fezes pode ser um hobby ou um lazer.

Se você é bom em cozinhar, tente transformar isso em uma forma de receber uma renda extra mensal. Se você é bom em português, sabe tocar um instrumento, tente dar aulas e receber por isso.

  • Pare de fazer compras para se consolar

Um péssimo hábito que muitas pessoas têm é fazer compras para se consolar de algo negativo. Não significa que você não possa realizar comprar para ter prazer, mas não deve fazer disso um hábito, pois é provável que ao final do mês você esteja endividado.

Busque resolver a causa do problema ao invés tentar se consolar por eles.

  • Compre itens mais baratos

Evite comprar itens como roupas caras, ao menos momentaneamente. Busque produtos de qualidade semelhante ou um pouco inferior, mas que tenham valor compatível com seu orçamento.

  • Veja se não está pagando tarifas no banco, por funcionalidades que você sequer usa

Muitas pessoas ainda pagam tarifas desnecessárias para seus bancos, sem usar de funcionalidades que estão pagando. Veja com seu banco se você não pode mudar para uma conta básica sem tarifas ou então mude para um banco digital onde você não paga nenhuma tarifa.

  • Peça coisas emprestadas

Você não precisa sempre ter tudo. Itens que você dificilmente irá usar muitas vezes você pode pedir emprestado para pessoas conhecidas. Alguns exemplos são ferramentas, roupas específicas, etc.

 

Mude seus hábitos

Busque mudar seus hábitos de consumo e até mesmo reduzir seu padrão de vida. Ao juntar dinheiro para realizar seus sonhos, você deve considerar o máximo de cortes possível.

Muitas vezes a economia gerada ao cancelar serviços de assinatura pode ser útil, ainda mais se pensar naquela quantia ao longo de meses.

Não esqueça seu sonho

Tenha em mente o motivo de você juntar dinheiro. Quando você tem seu objetivo claro em sua mente, se torna mais fácil o processo de juntar dinheiro.

Começando a usar consórcios

Nos consórcios você tem uma série de benefícios em relação aos financiamentos. É possível juntar dinheiro para realizar seus sonhos usando consórcios.

Os consórcios funcionam como uma poupança forçada, onde você terá que depositar todo o mês uma quantia que dependerá do valor do seu bem e do prazo desejado.

Sugerimos duas opções:

  • Usar os consórcios para realizar seu sonho de forma direta: Se o seu sonho for adquirir uma casa, você pode usar os consórcios para adquirir diretamente o imóvel
  • Usar os consórcios para realizar seu sonho de forma indireta: Se o seu sonho não puder ser realizado com consórcios, então você terá que fazer de forma indireta. Por exemplo, comprando uma cota de imóvel e após contemplado, realizar a venda do imóvel, lucrando com o ágio. Você poderá usar este dinheiro para realizar seu sonho ou então reinvestir o dinheiro e assim ir aumentando seu patrimônio conforme o objetivo.

Risco baixo

Quando comparado com outras formas de investimento como títulos públicos (como Tesouro Direto) e Bolsa de Valores, o investimento em consórcio possui risco baixíssimo.

Grande poder de negociação

Além de ajudar a juntar dinheiro, os consórcios também permitem que você realize a negociação do valor para pagamentos à vista, pois quando você for contemplado, terá acesso a todo o valor do crédito.

Organização financeira a longo prazo

Como o consórcio funciona como uma poupança forçada, ajudando você a juntar dinheiro para realizar seu sonho, você passará a adquirir o hábito de poupar um valor por mês. Isso a longo prazo irá te ajudar a ter outros sonhos realizados.

 

Converse com nossos consultores para saber mais sobre nossos consórcios. Somos representantes autorizados de algumas das maiores administradoras de consórcio do Brasil, como Banco do Brasil e Caixa. Entre em contato conosco para simular e contratar seu consórcio.

Site criado por

Ação Web - Criação de Sites E-commerce e Loja Online

WhatsApp