Carta Contemplada: dicas para comprar a sua com segurança

Carta Contemplada: dicas para comprar a sua com segurança

Ao ser sorteado ou quando ele dá um lance vencedor, o consorciado receberá a sua contemplação e poderá usar o crédito para adquirir o bem dos seus sonhos. A contemplação também pode ser transferida, por meio de compra e venda da carta contemplada.

Veremos neste artigo como você pode realizar a comprar a sua carta contemplada com segurança, quais as vantagens de fazer isso e quais documentos são necessários.

O que é uma carta contemplada?

A contemplação é o momento máximo na jornada do consorciado, onde ele poderá tornar seus sonhos e desejos em realidade, realizando a compra do bem. A carta contemplada é o documento que permite o consorciado realizar seu maior desejo de adquirir um bem através do consórcio.

A carta contemplada também pode ser chamada de carta de crédito ou cota de contemplada. Independente do nome, a carta contemplada tem a finalidade de realizar o grande sonho do consorciado.

Na prática, ao comprar uma carta contemplada você está adquirindo uma cota em um grupo já em andamento, com a diferença de que a cota já está contemplada.

Na prática, é bem comum encontrar ofertas de carta contemplada em empresas de consórcio e no meio online. A desistência de uma carta contemplada pode acontecer pelos mais diversos motivos, desde perda de interesse pelo bem durante o plano até uma mudança na situação financeira do consorciado.

Existem ainda aquelas empresas que negociam cartas de crédito contempladas, promovendo e viabilizando o interesse de quem compra como de quem está vendendo. Na compra e venda de cartas contempladas, tanto a administradora como a empresa servem de filtro que ajudam a evitar possíveis fraudes, mas antes de fazer qualquer procedimento, verifique se a empresa na qual você deseja comprar uma carta contemplada é confiável.

Exemplo:

Suponha que um consorciado pagou, por exemplo, 10 parcelas de R$ 2.000,00 até a contemplação e recebeu uma carta de crédito no valor de R$ 400.000,00. Quando o consorciado resolve vender sua carta contemplada, ele cobrará um preço maior que o que pagou, pois a carta está contemplada e pronta para ser usada. Essa diferença é chamada de ágio. Dessa forma, como o consorciado já pagou 20 mil reais, se a carta for vendida por 25 mil, o ágio será de 5 mil.

Vale ressaltar aqui que, além de pagar o valor pedido pelo vendedor, quem compra uma carta de crédito contemplada ainda deve assumir seu lugar no grupo, dando seguimento ao pagamento das parcelas restantes.

Quais as vantagens de comprar uma carta contemplada?

Quando as pessoas estão escolhendo entre um financiamento e um consórcio, normalmente o ponto decisivo é o prazo para ter o dinheiro em mãos.

Se a pessoa precisa de dinheiro com curto prazo, ela tende a escolher o financiamento, porém ao fazer isso ela estará contraindo uma dívida e pagará altos juros.

Para solucionar este problema, existe a opção de adquirir uma carta contemplada. Ao adquirir isso, o comprador da carta contemplada terá acesso imediato ao valor do consórcio já contemplado.

Você também terá todo o crédito disponível à vista, o que pode colaborar na hora de conseguir descontos.

Dicas para comprar sua carta contemplada com segurança

Mudança de titularidade

O primeiro possível impedimento está na mudança de titularidade. Quando você quiser comprar uma carta contemplada, a administradora precisa garantir se você terá condições de assumir a cota.

A administradora irá avaliar a capacidade de pagamento e o perfil do novo membro. A decisão de aceitar a alteração do responsável pela cota é da administradora.

Riscos de golpes

Não é incomum ouvir relatos de golpes relacionados à venda de cartas contempladas. É preciso estar atento pois existem muitas pessoas que tentam se aproveitar da falta de informação ou conhecimento de quem está tentando adquirir uma carta contemplada.

  • Verifique com a administradora se a carta contemplada é genuína.
  • Veja se a contemplação não foi cancelada por falta de pagamentos.
  • Se a cota não pertence a um grupo que ainda não existe mais.

Cota contemplada ou adquirir uma cota nova?

Calcule se vale a pena você adquirir uma cota contemplada ou uma nova. Se a cota tem muitas parcelas pagas, será mais pesado o pagamento inicial para ter a cota.

A dica é se você tem de 30% a 50% do valor total da carta, invista em uma cota nova e use este valor para dar em lance. Provavelmente você logo terá a sua contemplação.

Deseja vender sua carta contemplada? Entre em contato com nossos consultores e peça para que ele avalie.

Pesquise a administradora

Verifique se a administradora é autorizada a emitir cartas de crédito pelo Banco Central. O Banco Central é responsável pela fiscalização das administradoras de consórcio.

Consulte a veracidade dos documentos

Você deve verificar junto com a administradora:

  • Se o contrato é original
  • O grupo está ativo
  • A cota está mesmo contemplada
  • O crédito oferecido
  • Os valores pagos correspondem ao informados.

Verifique se a carta contemplada é da categoria correta

Verifique se a carta de crédito desejada é da mesma categoria que o bem que você deseja.

No consórcio existem diferentes categorias de crédito e cada uma tem certas especificidades e limitações.

Se você deseja uma carta contemplada de imóveis, verifique se sua carta pertence à categoria de imóveis.

Verifique se a carta está contemplada

Pesquise com a administradora se a carta está realmente contemplada. Isso irá evitar qualquer possível golpe.

 

Após seguir todas estas dicas, temos certeza que você terá êxito em conseguir o crédito que deseja, seja através da compra de carta contemplada ou a compra de uma nova cota.

Leia também nosso artigo sobre o que fazer após contemplar sua cota.

Site criado por

Ação Web - Criação de Sites E-commerce e Loja Online

WhatsApp