Ainda tem dúvida sobre consórcio? Esclarecemos 12 dúvidas

Ainda tem dúvida sobre consórcio? Esclarecemos 12 dúvidas

Pensando nas pessoas que desejam começar a adquirir seus bens usando consórcios mais ainda tem dúvida sobre consórcio, criamos este artigo para responder as principais perguntas e dúvidas dessas pessoas.

1# Dúvida sobre consórcio: O que é um consórcio?

O consórcio é formado por um grupo de pessoas que possuem um objetivo em comum, como o de adquirir um imóvel. Este grupo se auto financia, sob a garantia de uma administradora de consórcios.

Nos consórcios as pessoas vão formando grupos com objetivo em comum de adquirir o mesmo bem ou bens muito similares uns dos outros e assim ao final do consórcio todos terão seu bem. Confira a próxima dúvida sobre consórcio.

2# Dúvida sobre consórcio: O que é a administradora de consórcios?

A administradora de consórcios é responsável por organizar e administrar os grupos de consórcio, bem como sortear as cotas e fazer toda a parte burocrática para os grupos.

Além disso, a administradora também assume alguns riscos como uma vez por mês contemplar ao menos uma cota, independentemente da saúde financeira do grupo. Por todos os serviços, as administradoras cobram uma taxa de administração.

As administradoras são autorizadas, reguladas e fiscalizadas pelo Banco Central brasileiro. Confira a próxima dúvida sobre consórcio.

3# Dúvida sobre consórcio: Quando serei contemplado?

A contemplação pode ocorrer por sorteio ou lance. Todos os meses é realizada ao menos uma contemplação onde alguém do grupo será contemplado e receberá o crédito para realizar seu sonho.

Não há garantias de quando você será contemplado, mas você pode antecipar parcelas e aumentar sua chance de ser contemplado ao oferecer lances.

Para saber tudo sobre os lances, veja nosso artigo Use lances para acelerar a contemplação do seu consórcio.

4# Dúvida sobre consórcio: Qualquer um pode abrir e administrar grupo de consórcio?

Não. Somente administradoras autorizadas pelo Banco Central podem abrir e administrar grupos de consórcio. Veja a próxima dúvida sobre consórcio.

5# Dúvida sobre consórcio: Que cuidados devo tomar na hora de contratar?

Se você está contratando através de um representante ou consultor da administradora, verifique se ele possui de fato uma empresa de consultoria e se é autorizado pela administradora. Isso irá evitar que você caia em golpes.

O segundo passo para tomar cuidado é verificar se a administradora é autorizada no Banco Central, pois é ele quem regulamenta as administradoras. Confira a próxima dúvida sobre consórcio.

6# Dúvida sobre consórcio: Pode haver consórcio de bens e veículos usados?

Sim. A regulamentação admite, em algumas situações, a constituição de grupos para aquisição de bens usados, por exemplo, no caso de imóveis, veículos, máquinas e equipamentos.

No caso de veículos, é possível adquirir veículos seminovos ou até usados, porém cada administradora tem critérios próprios para aceitar a compra de automóvel usado, como número máximo de anos de uso e tipo de veículo. O valor de revenda do veículo deve ser o mesmo valor do crédito disponível ou maior.

7# Dúvida sobre consórcio: Empresas podem adquirir consórcios?

Sim, a legislação prevê que pessoas físicas e jurídicas podem adquirir consórcios. No caso de empresas são necessários alguns documentos a mais para aderir. Confira a próxima dúvida sobre consórcio imobiliário.

8# Dúvida sobre consórcio: Podem me cobrar taxa de adesão?

Não, atualmente é proibido a cobrança de taxa de adesão. Contudo, quando você entra em um grupo de consórcio, a administradora poderá cobrar além da primeira mensalidade ou prestação, antecipação da taxa de administração. Tudo isso deve estar previsto no contrato de adesão. Veja a próxima dúvida sobre consórcio imobiliário.

9# Dúvida sobre consórcio: Posso antecipar ou quitar o meu consórcio?

O contrato deve definir as condições para a antecipação de parcelas para o consorciado contemplado. Com relação ao consorciado não contemplado, o contrato deve estabelecer se poderá haver antecipação de pagamentos e as condições dessa antecipação, mas geralmente é possível realizar a antecipação por meio de lances.

No entanto, ainda que haja antecipação de todas as parcelas restantes, isso não dá direito à contemplação imediata, que ainda deve obedecer às regras de contemplação previstas na regulamentação. Confira a próxima dúvida sobre consórcio imobiliário.

10# Dúvida sobre consórcio: Posso entrar em um consórcio que já começou?

Sim, você pode comprar a cota diretamente de um consorciado ou comprar na administradora uma cota vaga. Confira a próxima dúvida sobre consórcio imobiliário.

11# Dúvida sobre consórcio: Quando eu for contemplado, posso pegar meu crédito em dinheiro?

A finalidade do consórcio é a aquisição de bens, conjunto de bens, serviços ou conjunto de serviços. No entanto, é possível receber o valor do crédito em espécie, mediante quitação de suas obrigações para com o grupo, caso ainda não tenha utilizado o respectivo crédito decorridos 180 dias da contemplação. Confira a próxima dúvida sobre consórcio imobiliário.

12# Dúvida sobre consórcio: As parcelas têm valores fixos?

Na verdade, as parcelas podem tanto aumentar como diminuir de valor. Isso não tem nada a ver com juros, mas com a valorização ou a desvalorização do próprio dinheiro. Lembre-se, afinal, de que a inflação influencia no valor do bem ou serviço desejado.

 

  • Consórcios de imóveis são reajustados de acordo com Índice Nacional de Custo da Construção (INCC),
  • Consórcios de veículos são reajustados de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), no caso de consórcios de veículos. Este índice também é considerado como medidor oficial da inflação no Brasil.
  • Consórcios de serviços são reajustados pelo Índice Geral de Preços de Mercado (IGPM).

 

Para evitar que isso aconteça, o consórcio é reajustado (para mais ou para menos) sempre que o cenário econômico muda. Mas a alteração de valor não é aleatória, ok? Na verdade, ela obedece a um índice que representa a inflação sobre o bem ou serviço. Pode ser, por exemplo:

Em alguns casos e para algumas administradoras, sempre que a montadora informa aumento no modelo de um carro ou de uma moto, por exemplo, o valor do consórcio é adaptado à nova realidade.

Por isso, mesmo que você já tenha sido contemplado com seu bem, o preço das parcelas restantes se altera, a fim de garantir o poder de compra de todos os membros do grupo. Confira a próxima dúvida sobre consórcio imobiliário.

 

13# Dúvida sobre consórcio: Quais tipos de consórcio existem?

São vários os tipos de consórcio, que se dividem em 2 grandes grupos: para a aquisição de bens e para a contratação de serviços. No primeiro caso, podem ser comprados imóveis ou veículos automotores, marítimos, aéreos e terrestres.

“Mas então é possível comprar um avião em um consórcio?” Sim, desde que você encontre uma administradora que ofereça essa modalidade.

Por outro lado, o consórcio de serviços permite que você realize algo que deseja muito, mas que não tem condições de pagar à vista, como:

  • cirurgia plástica;
  • procedimento estético;
  • festa de aniversário, formatura ou casamento;
  • viagem, seja nacional ou internacional.

Lembrando que, mesmo no caso do consórcio de serviços, você não recebe o dinheiro livremente em sua conta. Você tem o crédito liberado, mas é a administradora quem se encarrega de realizar os pagamentos. Nessa dinâmica, portanto, você só tem que se preocupar em escolher onde pretende usar seu crédito!

 

Consulte nossos especialistas para saber mais sobre os investimentos em consórcios. Temos mais de 30 anos em experiência em consórcio e podemos indicar os melhores consórcios e investimentos baseado no seu perfil de investimento.

Continue lendo sobre o consórcio de imóveis! Indicamos a leitura do artigo Como funciona o consórcio de imóveis.

Site criado por

Ação Web - Criação de Sites E-commerce e Loja Online

WhatsApp